UMA CLINICA DE DEUS EM GARANHUNS


Na foto o pastor Miguel junto como interno do Desafio Jovem

É assim que o Pastor e vice-presidente da entidade, Miguel Angel Arambarri, define o Desafio Jovem Trindade de Garanhuns.  Uma instituição totalmente sem fins lucrativos que recebe dependentes químicos, e desenvolve neles um tratamento com internamentos voluntários e  abordagem de comunicação terapêutica através de palestra e do estudo da palavra de Deus. Buscando uma reinserção social do dependente, que se dar a medida que ele cumpre as normas simples do dia-a-dia na entidade.  “Quando o assistido dobra uma roupinha pra colocar no armário, já consideramos que estamos o reinserimos na sociedade e  a medida que ele vai se adaptando aos horários da casa e com a convivência uns com os outros, também.” Explica o Pastor Miguel.

O Desafio Jovem existe a 22 anos, passando pelas cidades de Gravatá e Bezerros e à 19 anos está fixado em Garanhuns, onde atualmente atende 16 dependentes químicos. O que o diferencia das outras clinicas de tratamento de dependentes químicos é o uso do evangelho de Deus na efetivação da desintoxicação do corpo, seria a desintoxicação do corpo através de um ambiente limpo. “A palavra de Deus traz o caráter cristão que nós consideramos fantástico, realmente a pessoa encara uma nova vida dentro de todo o tratamento de seis meses, a expectativa é que a pessoa saia valorizando o próximo e Deus em primeiro Lugar.” Afirma Pastor Miguel

Quando o interno sai do Desafio Jovem, ele se depara com o mundo exatamente como ele deixou, ele mudou mais o mundo não, as ofertas de drogas, álcool e a violência permanecem nos mesmos lugares, e enfrentá-los é o grande desafio.  A proposta da entidade é devolve-los as suas famílias, como um cidadão que se ajuste as normas da sociedade. “ A diferencia é que eles aqui ficam limpos,essa é a grande evolução do tratamento. Eles então cumprindo as normas da casa sem o uso das drogas, em vista que o dependente químico é uma pessoa que não tem normas, não há horário para o almoço nem pro jantar. E aqui a gente tem horário pra tudo.” Completa o Pastor

Por mais que muitos não acreditem no poder do renovo de Deus para os dependentes químicos, esse tratamento tem surtido bastante efeito, o próprio Pastor Miguel é um fruto regenerado do Desafio, ele tinha uma história de 20 anos de vicio, com uma vida castigada pelos efeitos que as drogas causam ao organismo humano, ele foi internado no Desafio Jovem que funcionava ainda em Gravatá.

Foi no Desafio que ele começou a buscar Deus, e entendeu que realmente tinha que mudar de vida e foi o que aconteceu, hoje é diplomado Pastor Evangélico e Bacharel em Teologia. “Mudei de vida com diz a Bíblia “e tudo se fez novo!”. Mudei todos os meus hábitos.”  Relembra o pastor Miguel que depois de sua recuperação, vem dedicando toda a sua vida à recuperação de Jovens e adultos que como ele foi, hoje são vitimas das drogas, estando a frente do Desafio Jovem até hoje.

O Desafio Jovem Trindade é uma instituição não governamental que funciona com a ajuda da sociedade, atualmente eles se mantém com doação de pessoas físicas e jurídicas, os chamado “sócios-contribuintes”, que se dispões a oferecer uma quantia mensal para ajudar nas despesas de alimentação, cuidados pessoais e manutenção da casa. Tudo funciona sob a provisão de Deus. O que preocupa os dirigentes da entidade é a estrutura física, atualmente eles funcionam em um prédio do município que não se enquadra as necessidade do tratamento, alem de dificultar a realização de melhorias por não ser uma sede própria. Segundo o Pastor Miguel o Prefeito de Garanhuns, em conversa informal prometera a doação de um terreno municipal para que seja construído a sede própria do Desafio.

Inquietado por esse problema, o Jornal Crer procurou o Prefeito Izaías Reges, para interrogá-lo a respeito da doação do terreno, o mesmo nos respondeu  com a seguinte nota:

"Nós estamos estudando a possibilidade de doação de um terreno para o Desafio Jovem. Inicialmente iremos ver junto a Comissão de Patrimônio do Município as áreas disponíveis para posteriormente fazermos uma visita ao local com os responsáveis pela instituição.”  

Por Juliana Dias

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Mulher de Corpo Inteiro Copyright © 2011 - Todos os Direitos Reservados