CELEBRANDO A BELEZA NEGRA COM DICAS DE COMO CUIDAR DOS CABELOS CRESPOS


Em meio a tantas discussões e pesquisas sobre a população negra com relação à economia, condições de trabalho, escolaridade... O Mulher de Corpo Inteiro vem acrescentar um tema bem feminino, Beleza em homenagem ao dia da “consciência negra no Brasil”.

A estética negra por muito tempo ficou invisível no Brasil, onde o peso do racismo doía principalmente nos cabelos das negras, apelidados de “tuin”, “bombril” ou “cabelo ruim”. Até pouco tempo a mulher negra quase não estava presentes nas telenovelas, e quando estavam se limitavam à papeis de empregadas domesticas e escravas.

Hoje a televisão brasileira tem explorado a beleza que a negra tem, expondo peles bem cuidadas e principalmente cabelos que assume sua identidade crespa. Não demorou para a telinha influenciar a cabeça das negras brasileira (ainda bem), que aprenderam a se orgulhar dos seus traço e dos fios dos seus cabelos.

Agora ninguém segura elas!  Elas usam tranças, elas usam soltos, curtos, longos... E tomaram conta inclusive do mundo da moda e beleza. Cada vez mais empresas investem em cosméticos para pele negra e cabelo crespos.

Ter cabelos crespos e bonitos não é tarefa fácil. As mulheres afro-brasileiras sabem bem o trabalho que dá para cuidar das madeixas. Então é tempo de celebrar essa carta de alforria, que escravizava as mulheres negras, a se limitarem em tratamentos químicos agressivos que desestruturavam as características dos seus fios, em busca do liso padrão.

O mulher que Corpo inteiro traz dicas do hairstar Fernando Fernandes especialistas em fios crespo, para auxiliar na melhor cuidar da sua cabeleira.
"O primeiro cuidado básico é escolher um bom profissional. Ele indicará os produtos que devem ser usados em seus cabelos. Hidratação também é fundamental, pois além da tendência ao ressecamento, a maioria destes cabelos contém química (alisamentos, relaxamentos, permanente afro). Fique atenta também na qualidade dos produtos que for usar, como secador, chapinha, etc", alerta o especialista.

Antes de aplicar alguma química, os cabelos devem ser preparados, com acompanhamento profissional, pelo menos quatro semanas antes. Também é recomendável fazer hidratação semanalmente. Depois, é preciso fazer uma visita ao salão pelo menos uma vez por mês.

Assumir os cabelos crespos é a bandeira de muitas mulheres que procuram valorizar a beleza negra sem grandes alterações, tranças e dreads também dão estilo, mas algumas ainda preferem cabelos lisos o tempo todo, neste caso, o ideal é optar pelo alisamento. O procedimento é semelhante ao relaxamento. O que muda é a ação do produto.

"O alisamento ainda é preferência entre as afro-brasileiras. O melhor sistema é o americano, que tem uma técnica diferente. A escova progressiva ou essas da ‘moda’ não são tão eficazes", diz Fernandes.

O alisamento americano é feito à base de Guanidina e custa cerca de R$ 250. Para manter os fios bonitos, a raiz deve ser retocada a cada 60 dias.
Por Juliana Dias


0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Mulher de Corpo Inteiro Copyright © 2011 - Todos os Direitos Reservados