MAIOR DOADORA DE LEITE MATERNO: um gesto que pode salvar muitas vidas


Doar o leite materno é de extrema importância, as doações ajudam no desenvolvimento de prematuros, recém-nascidos abaixo do peso, imunodeprimidos e desnutridos.

Um caso que tem ganhado a visibilidade da mídia é a história de Milchele Rafaela que mora em Quipapá, cidade da Mata Sul de Pernambuco (o que a faz minha conterrânea), mãe de dois filhos e conhecida como a maior doadora de Leite Materno do Brasil. Principalmente depois que Michele decidiu processar Danilo Gentili por uma piada feita no programa Agora é Tarde, da Rede Bandeirantes, quando ele a comparou ao ator pornô Kid Bengala. "Em termos de doação de leite, ela está quase alcançando o Kid Bengala", brincou o apresentador, que ainda exibiu uma foto da mulher sem autorização. Michele, diz estar sendo vítima de piadas ofensivas nas ruas, e afirma que sua produção de leite diminuiu pelo estresse gerado após a aparição na TV. O que é uma pena!

O Mulher de Corpo Inteiro acabou de conseguir uma entrevista exclusiva com Michele, que promete dar todos os detalhes sobre a sua experiência como doadora e como se sente em estar contribuindo para o fortalecimento da rede brasileira de banco de leite, e com isso ajudando na saúde e qualidade de vida dos lactentes beneficiados.

Bancos de Leite
A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano está presente em várias cidades do Brasil, fico triste em não poder colocar Garanhuns nesta lista. Mesmo sendo uma cidade polo médico e hospitalar, Garanhuns não dispões de banco de leite, e os recém nascidos que a mãe não consegue amamentar é alimentado por leite sintético. O primeiro passo para o desmame absoluto.

O sistema visa promover a saúde da mulher e da criança, por meio de parcerias com órgãos, municípios e iniciativas privadas. As mães que têm interesse na doação devem procurar um Banco de Leite e atenderem a alguns requisitos para doar, como ser saudável, não usar medicamentos que impeçam a doação e produzir leite em excesso.

Como é o caso de Michele, que doa leite no Banco de Caruaru, que fica no Hospital Jesus Nazareno.
Em entrevista à folha de Pernambuco, a direção do Banco de Leite de Caruaru afirma que precisa de mais doadoras. “A situação é muito difícil. As mães de Caruaru que poderiam ser doadoras estão desinformadas. Vivemos com o nosso estoque praticamente zerado”, afirmou a coordenadora do banco de leite, a médica Édila Bezerra.

O leite humano é um alimento fundamental para o desenvolvimento da criança. Ele possui todos os nutrientes necessários, é rico em vitaminas, combate infecções, doenças e alergias. Amamentar é um ato de amor, que aproxima mãe e filho.

É por isso que o Mulher de Corpo Inteiro vem levantar essa bandeira em prol do aleitamento materno e do direito da criança a ter acesso a esse tão rico alimento. Enaltecendo a postura de Michele e de tantas outras doadoras, e principalmente cobrando do Ministério da Saúde, politicas públicas para promoção da maternidade ativa,  informando a população sobre a importância do leite materno para vida de uma criança.

Aguardem a reportagem completa com Michele.
Por Juliana Dias

SEU CABELO PRONTO PARA O VERÃO 2014




cabelos bem lisos e soltos a aposta para esse verão

A temporada de calor se aproxima e aqui em Garanhuns as noites até que vem com uma chuvinha, mais nas tardes o sol forte e o calor são presenças garantidas.

Ainda estamos em meio à primavera mais o verão já bate a porta, e é a estação mais esperada por grande parte das mulheres, que não vêm a hora desfilar sua beleza por aí e exibir a boa forma que conquistou. A preocupação com a beleza não está presente apenas no corpo, pele e roupas, o cabelo também deve estar nos conformes.
Curtos? Longos? Médios? Enrolados? Lisos? Soltos? Presos? Quais são as tendências para os cabelos verão 2014?

A grande aposta para essa temporada são cabelos bem lisos e soltos, alguns cabeleireiros dizem que não está na moda, mas o hair stylist Marcos Proença top das celebridades disse que o liso é a tendência mais forte para essa estação. Se você odeia aquele aspecto liso escorrido de chapinha saiba que a novidade é cabelos com as pontas bem escovadas, lisas ou enroladas, para garantir um visual mais leve e menos oleoso o indicado é passar fixador apenas nas pontas das madeixas.

No verão os cuidados com os cabelos devem ser redobrados, a exposição ao sol, mar, cloro e a poluição prejudicam demais a saúde dos fios, invista em hidratações semanais ou quinzenais, e escolha produtos com proteção solar. Prefira escovar o cabelo quando ele ainda estiver molhado, isso ajuda a evitar que os fios se quebrem e façam nós. Corta os cabelos pelo menos a cada 3 meses é o ideal para garantir a beleza e o corte.

Cores


Que a cor loira é a preferida da maioria das mulheres todas já sabem, quase toda a mulher vai ser loira pelo menos uma vez na vida. Não é novidade, mas o louro platinado é a grande aposta para essa estação, ao escolher essa cor de cabelo tenha em mente que você vai ter que retocar a raiz pelo menos a cada 15 dias e hidratar muito as madeixas. A novidade fica por conta dos cabelos que aparecem em uma cor só, os tons podem ser diferentes mas sempre seguindo a mesma cor, por exemplo um cabelo loiro claro com luzes em loiro platinado, as mechas californianas e balaiagem estão fora nessa temporada. 


Os tons acobreados segundo alguns cabeleireiros é a cor ideal para os seus cabelos nessa estação, eles aparecem levemente avermelhados: caju, louro médio cobre avermelhado, vermelho acobreado.


O castanho é uma cor que sempre está na moda e geralmente quem tem cabelo castanho é porque nunca pintou suas madeixas ou quis preservar a cor natural dos seus cabelos, todos os tons de castanho estão na moda.

Cortes


A tendência em corte de cabelo para esse verão é: cabelos curtos e longos que não ultrapassem a altura dos seios. Fáceis de cuidar e rejuvenescem os cabelos curtinhos estão com tudo, aparecem num chanel reto na altura dos ombros com franja ou sem. O corte repicado surgem para dar  leveza e movimento aos fios mais pesados.

Para você que adora um cabelo comprido esse é o corte ideal, é possível faze-lo sem tirar o comprimento dos fios, repicando apenas as laterais. Para quem gosta das franjas elas aparecem retas e na lateral! As tendências em cortes de cabelo verão 2014 são bem democráticas, para quem gosta de bem curtinhos, os cortes assimétricos estão com tudo.

Penteados


Quando o cabelo é muito comprido no verão dá um trabalho ficar com ele solto o tempo todo, ele esquenta demais, então a pedida da temporada são penteados, tranças, coques, meio preso meio solto e rabos de cavalo.

Por Juliana Dias

A DESIGUALDADE DE GÊNERO ESTÁ NO SEU TECLADO


Campanha da ONU Mulheres mostra como o preconceito contra as mulheres também invade a internet

Experimente digitar no Google frases relacionadas a um suposto comportamento social esperado das mulheres. Use como exemplo este caso: "women shouldn't" [em português, "as mulheres não deveriam"]. Observe, então, as sugestões de busca mais comuns disponibilizadas pelo site para entender a raiz da campanha da ONU Mulheres, braço das Nações Unidas para a condição feminina no mundo, lançada na última semana.
As respostas mais populares para a frase acima mostram o quão desiguais ainda são as condições entre homens e mulheres na sociedade. E como essa disparidade se reflete na internet e na formação da identidade e dos valores sociais de milhões de pessoas que, ao buscarem "mulheres não deveriam", encontram entre as sugestões mais populares: as mulheres não deveriam ter direitos, não deveriam votar, não deveriam trabalhar.
Basta mudar um pouco a estrutura da frase para achar novos exemplos. Busque por "women need to" [as mulheres precisam, em português], e encontre respostas como: as mulheres precisam ser colocadas em seus lugares, precisam ser controladas,  precisam ser disciplinadas. E a lista segue.
A campanha da ONU estampa justamente as sugestões destas buscas sob as bocas de diversas mulheres, para mostrar que a desigualdade de gênero ainda é grave no mundo. Nos EUA, por exemplo, as mulheres ganham apenas 77% do salário de um homem que ocupa o mesmo cargo, segundo o mais recente Censo do país. Elas também enfrentam dificuldades para serem promovidas a cargos de grande importância.
Um dos poucos exemplos de mulheres chefiando companhias multibilionárias é Marissa Mayer, presidente do Yahoo. Mas ainda assim ela não está a salvo do sexismo. Em junho deste ano, ela recebeu uma cantada de um acionista, em meio a uma reunião de negócios. "Sou um velho safado e você está muito atraente", disse o grego George Polis.
Em 2008, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou que uma a cada três mulheres está propensa a ser "agredida, coagida a fazer sexo ou ser abusada de outras formas durante sua vida".
Para monitorar a desigualdade de gênero, a ONU realiza anualmente o Índice de Desigualdade de Gênero, que integra a lista do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos países. Segundo o ranking de 2012, o local onde mulheres e homens têm as condições mais iguais é a Holanda, com um índice de apenas 0,045 - quanto  mais próximo do zero melhor, quanto mais perto de 1, mais desigual. Em seguida aparecem a Suécia (0,055) e a Suíça (0,057).
O Brasil figura na 85ª posição, com 0,447, atrás de Chile (0,360), Uruguai (0,367) e Argentina (0,380). O ranking leva em consideração aspectos como o índice de mortalidade materna, gravidez na adolescência, participação das mulheres no Parlamento, população acima de 25 anos com ao menos a educação secundária e a participação feminina na força de trabalho. O estudo não considera liberdades individuais como o direito de dirigir, votar ou sair na rua sozinha, vetados às mulheres de alguns países.
Fonte: Cartacapital


NÓS PUNIMOS AS MESMAS CRIANÇAS QUE FALHAMOS EM PROTEGER


O problema não está nas drogas e sim na alma

A cocaína em forma sólida se transformou em um problema de saúde pública, e que tem atingido cada vez mais crianças e adolescentes. O Recife é uma das capitais do país onde mais se consome o crack. Por mais que a mídia venha batendo na tecla droga a muito tempo, me deparar com essa informação noticiada pelo Jornal Hoje, me deixou chocada, em saber que em Pernambuco somos referencia para esse dado tão triste., decidi trazer o assunto para discutimos aqui:

De cada 100 pessoas que experimentam crack, algo em torno de 20 tornam-se dependentes. É um número assustador, preocupante, claro, mas é importante notar uma coisa: é a minoria. O crack é mais viciante que a maconha (9%), menos do que o tabaco (32%, a taxa mais alta entre as drogas). Mas a grande questão é a seguinte: o que faz com que algumas pessoas que experimentam as drogas fiquem dependentes e outras não?

Segundo o médico húngaro-canadense Gabor Maté, a resposta é simples: as pessoas que se afundam nas drogas são as mais frágeis. Gabor é um dos especialistas mais respeitados do mundo em dependência.
“Em 20 anos trabalhando com usuários em Vancouver, eu nunca conheci nenhum dependente que não tivesse sofrido algum tipo de abuso na infância - abuso sexual ou algum trauma emocional muito grave”, ele disse. Ou seja: dependentes de drogas são sempre pessoas com fragilidades emocionais causadas por traumas na infância.

O Doutor ainda é polêmico quando ele afirma que: “drogas não causam dependência”. Como assim não causam? E aquele bando de gente esfarrapada no centro da cidade? Ele explica: “a dependência não reside na droga – ela reside na alma”. É que quem sofreu abusos severos na infância acaba tendo sua química cerebral alterada e cresce com um eterno vazio na alma. Frequentemente esse vazio acaba sendo preenchido com alguma dependência. “Pode ser uma droga, ou qualquer outro comportamento que traga algum alívio, ainda que temporário: compras, sexo, jogo, comida, religião, internet.”

Em resumo: crianças que foram muito mal-tratadas acabam virando adultos “viciados”. E aí o que nossa sociedade faz? Trata mal essas pessoas. “Nós punimos as mesmas crianças que falhamos em proteger”.

Na semana passada, uma pesquisa do Datafolha mostrou que o maior medo dos brasileiros é o de perder seus filhos para as drogas. É um medo compreensível e do qual eu, como mãe,compartilho. Mas esse medo não pode justificar políticas repressivas e violentas, que impõem tratamento forçado e dá poder ilimitado à polícia. Isso só vai aumentar o estresse na vida de gente que já é frágil – e é sabido que estresse piora a dependência.

Hoje já está claro que o único jeito de lidar com gente que tem um vazio na alma é com compaixão. O que essas pessoas precisam não é de cadeia nem de projetos de lei medievais como o que está tramitando agora no Congresso, com apoio do governo federal – é de compreensão e de ajuda para encontrar algo que ajude a dar sentido para as suas vidas.

Em 2000, uma pesquisa em Portugal revelou que as drogas eram o maior problema do país. No ano seguinte, o governo português teve a coragem de montar um novo sistema, muito mais barato para o contribuinte, comandado pelo ministério da saúde, sem internações compulsórias nem violência policial.

Ano retrasado, a pesquisa foi repetida e drogas nem apareceram na lista dos dez maiores problemas portugueses. O problema havia sido resolvido. Com compaixão.

DIA DAS CRIANÇAS: ATIVIDADES PARA A FAMÍLIA


Passar o dia das crianças de forma bem agradável e feliz não é tarefa difícil, desde que os pais se organizem antecipadamente para isso, levando em conta aquilo que os filhos mais gostam.

Pensando e auxiliar as mamães de plantão que estão perdendo os cabelos para proporcionar um dia feliz para o seu(s) filhote(s), trago sugestões de atividades para serem realizadas dentro e fora de casa, gastando quase nada ou o quanto planejar. É bom lembrar a importância de organizar as tarefas, intercalando-as de forma que em algum momento a criança fique mais tranquila e em outro mais agitada, pois assim os pais terão mais controle da situação.

1 – Piquenique: prepare uma cesta com alimentos que as crianças gostam, como sanduíches, bolos, tortas doces ou salgadas, bolachas, geléias e algumas guloseimas, e numa caixa térmica coloque sucos, iogurtes, refrigerantes e muita água. Pesquise antecipadamente um local adequado, de preferência onde haja um banheiro próximo, para não terem problemas em não encontrar. Caso seja alguma praça pública verifique antes se a atividade é permitida. Não se esqueça de levar uma toalha bem grande, para que todos os membros da família fiquem sentados. Leve alguns jogos e brinquedos, como quebra-cabeça, bola, desenhos e lápis para colorir, revistas infantis, livros, etc., afinal, as crianças vão querer se divertir muito. E usem roupas bem confortáveis com chapéus e bonés, além do filtro solar, é claro.

2 – Barraca ou Tenda de lençol: se a família não fizer algum acampamento, monte a barraca no quintal de sua casa, como se fosse uma sala de diversão, com jogos e brinquedos. Outra idéia é que, se for possível, todos poderão dormir na mesma, de véspera, pois criará um clima de muita ansiedade e felicidade nas crianças. Caso não tenha uma barraca, monte uma tenda num local da casa como num quarto ou na própria sala. Coloque uma televisão e um dvd dentro e assistam a um bom filme ou aproveitem o espaço para brincar de casinha, ler histórias ou contar segredos.

3 – Atividades de artes: Imprima de nossa página desenhos para pintar, atividades de liga ponto e divirtam-se juntos. Recortem papéis coloridos de várias cores, em quadradinhos pequenos e montem um mosaico. Outra idéia é comprar folhas de papel craft ou pardo e utilizá-las para pintura com tinta guache. Essas atividades são muito interessantes, pois exigem um nível de concentração grande e as crianças ficam mais quietas.

4 – Passeio numa praça ou zoológico: as crianças adoram esses passeios ao ar livre. Poderão conversar muito sobre suas vidas ou mesmo sobre a natureza, comer pipoca, dar sobras de pão para patinhos numa lagoa, andar de bicicleta, etc. É bom lembrar que não é dia de dar sermões sobre fatos ocorridos anteriormente, sobre notas baixas na escola, mas um dia de muito companheirismo e diversão. Caso a criança transgrida alguma regra, converse firmemente com ela, explicando-lhe que é um dia especial e que não é correto estragar a programação da família.

5 – Cinema: escolha um filme em cartaz, que seja do interesse da criança e adequado à sua idade e juntos, assistam ao mesmo com muita pipoca, é claro.

6 – Teatro e grupos de contação de histórias: essas são atividades muito adequadas para os pequenos, podendo ser encontradas em shoppings ou feiras livres. Existem ainda as peças infantis apresentadas em teatros locais, mas os ingressos deverão ser adquiridos antecipadamente para não frustrarem os filhos caso não os encontrem. Os pais poderão pesquisar antecipadamente, num jornal de circulação local, o que as prefeituras de suas cidades estão organizando.

7 – Parque de Diversões: levar as crianças ao parque é muito gostoso, pois elas se sentem encantadas com o mesmo. Se o parque for de brinquedos em areia, leve baldes e outros brinquedos adequados para juntos fazerem castelos. Lembre-se de pesquisar se o parque tem lanchonete, pois as crianças podem ficar com fome, além de precisarem consumir muita água. Caso o parque seja de brinquedos eletrônicos, programe antes quanto irão gastar e reserve o dinheiro das despesas já em casa, mostrando para as crianças que existe um limite para isso. Assim, saberão o quanto podem gastar e ficarão conformadas quando o dinheiro acabar.


8 – Hotéis fazenda: estes também são de ótima aceitação pelas crianças, podendo a família se programar para passar o dia. Normalmente nesses locais existem passeios de charrete, pôneis ou cavalos, brincadeiras com monitores, tirolesa, pescaria, dentre outras. Será uma ótima diversão!

O QUE VESTIR PARA CURTIR O FESTIVAL DA JOVEM GUARDA



Na busca de se tornar uma cidade conhecida como “a terra dos festivais”, Garanhuns traz de volta o festival da Jovem Guarda, que acontecerá nos dias 12,13 e 14 de outubro, com apresentações de músicos consagrados como a cantora Joana, o cantor Sergio Reis, e as bandas The Fevers e Renato e Seus Blue Caps. Como toda mulher que se preze, vem logo a duvida na cabeça: Com que roupa eu vou?

Os anos 60 (década da explosão do movimento Jovem Guarda) foram o reinado da minissaia e da era espacial. Neste período o homem pisou na lua e a moda jovem ganhou impulso. A década termina com as saias midi e maxi, os movimentos psicodélicos e a revolução hippie.

Apesar dos grandes costureiros sofrerem um duro golpe com esta revolução de costumes, outros como Yves Saint Laurent, Paco Rabanne, Courréges, Pierre Cardin e a inglesa Mary Quant (a inventora da mini-saia) souberam tirar proveito da moda jovem, tornando-se craques desta década.

As cores predominantes eram: muito preto e branco, cores suaves e florescentes, e artigos metalizados. Então porque não se inspirar na moda dos anos 60 para curtir o Festival no ritmo da Jovem Guarda?

Claro algumas adequações devem ser feitas, caso contrario pareceríamos estar vestidas para uma festa à fantasia. Ao pesquisar sobre as tendências primavera-verão 2014, vi que muita coisa casa direitinho com a atmosfera da Jovem Guarda, e cai como uma luva para a nossa proposta.

Confira o que é tendência para 2014 e podemos abusar durante o Festival de Jovem Guarda desse final de Semana:

1. Preto e branco:

Bom, esta onda não é novidade pra ninguém. O preto no branco e o branco no preto nunca foram tão usados e tão super it como agora. Combine calça branca com blusa preta, ou vice versa, você estará super na moda e com um pesinho nos anos 60, quando essas cores eram peça-certa no guarda-roupa feminino. Quanto às estampas em preto e branco vale tudo, mas não há dúvidas de que as listras serão as maiores apostas. Mas é bom lembrar que nas calças, as listras são sempre verticais, sobretudo se a menina for gordinha. Nas blusas, há listras verticais, horizontais, diagonais e se encontrando no meio da peça (invista nesta última!)

2. Cores cítricas com tons pastéis:

Como já foi dito nos anos 60 a moda jovem floresceu, e as cores invadiram a moda. Se o color blocking (misturas de cores cítricas) foi usado nos últimos anos e neste ano fomos invadidos por candy color (tons clarinhos que parecem docinhos de açúcar), no verão 2014 houve uma fusão entre ambos. Explico: Não abuse das cores vibrantes. Prefira investir em misturar as peças, ou seja, se usar uma calça amarela cítrica, opte por uma camiseta branca, off white ou amarelo claro.

3. Xadrez de duas cores:

O Xadrez foi rit nos anos 60 e ate hoje está no nosso guarda roupa, então nesse festival é hora de desfilar em quadrinhos! A clássica estampa de inverno será também uma forte tendência para o verão 2014. Além do xadrez em branco e preto, aposte em xadrez marrom claro e preto e em outras cores neutras com branco ou preto.

4. Metal:

Na pedida espacial dos anos 60 abuse do metal neste festival! No verão 2014 a tendência pede o metal que aparece em mais cores, como ouro velho, ouro rosé, cobre (meio avermelhado), prata ou prata velho. Combine com branco, preto e branco ou com cores cítricas.

Completando o Visual:

Os cabelos eram armados com muito laquê. Não esqueça dos cílios postiços e faça uma maquiagem branca ou prateada. Para saber mais sobre os anos 60.
Por Juliana Dias

Seguidores

Mulher de Corpo Inteiro Copyright © 2011 - Todos os Direitos Reservados