MÃE TO COM FRIO: O inverno chegou e nossas crianças precisam de cuidados especiais.


A temperatura vai caindo e se vestir, sair, tomar banho e outras atividades corriqueiras vão ficando mais complicadas, e para as crianças o frio traz ainda mais problemas! O corpo das crianças é mais sensível e as defesas ainda não estão bem fortalecidas, por isso o cuidado dos pais é fundamental para a saúde das crianças no inverno, principalmente os bebês.

Gripes, resfriados e pele ressecada são os principais problemas que as crianças enfrentam nas épocas de frio. Os recém-nascidos correm um grande risco de ter hipotermia, é muito importante ficar alerta para a temperatura do corpo das crianças no inverno, mas não exagere demais nas roupas. Para saber um pouco mais veja as dicas de cuidados com bebê no inverno.

LÁBIOS: Os bebês babam muito, isto é normal, dentes nascendo e a falta de controle da saliva faz os pequeninos ficarem sempre babados. Nosso papel como pais é estar sempre com uma toalhinha e evitar que a roupa da criança fique muito encharcada, mas com todo esse processo de “baba e seca” os lábios podem ficar rachados no inverno, devido ao vento e a temperatura baixa. A melhor solução para o problema é passar protetor labial para manter os lábios hidratados.

BROTOEJAS: As brotoejas não são exclusividade apenas do verão, não! No inverno as mães costumam exagerar na quantidade de roupas, principalmente de lã, então as glândulas de suor ficam “entupidas” dando lugar a bolinhas vermelhas, principalmente nas dobrinhas dos bebês. Uma solução para este problema é vestir as crianças com várias camadas de roupas finas e ir tirando conforme a temperatura for aumentando.

PELE: É comum no inverno os bebês e crianças pequenas ficarem com a pele, principalmente do rosto, mais grossa e ressecada. Isso acontece devido ao contato direto da pele com o ar gelado e seco, provocando desidratação cutânea nos pequenos. A solução para a pele ressecada do bebê é não exagerar na temperatura da água do banho, usar sabonete e shampoo sem álcool e passar creme hidratante no rostinho do bebê cerca de 2 minutos após o banho, esses cuidados com crianças no inverno pode evitar dor de cabeça e idas frequentes ao médico por conta de resfriados e febres.

BANHO: Quando a gente é mãe as vezes fica com dó de dar banho nos pequenos nos dias muito frios e pensa em deixar passar achando que vai ser melhor pro bebê, que um diazinho sem banho não vai fazer mal… Tire isso da cabeça! O banho dos bebês deve ser diário! Para tornar o banho mais agradável mesmo nos dias mais frios, escolha o horário mais quentinho do dia, normalmente logo após o meio dia. A temperatura da água não pode estar muito quente, deve ser morninha. Aqueça o banheiro com um aquecedor para não causar um choque térmico no pequeno. Acelere os banhos dos dias frios, lave o bebê rapidinho e logo o enrole em uma toalha um pouco aquecida (por ferro elétrico ou secador).

HIPOTERMIA: A hipotermia é um assunto muito sério e pode levar a criança à morte, principalmente os recém-nascidos. Evite colocar o bebê em ambientes muito frios, procure vesti-lo adequadamente, colocar toucas pois cerca de 25% do calor do corpo do bebê se perde pela cabecinha, manter pés e mãos aquecidos com meias e luvas. Se notar as extremidades do corpinho geladas use um termômetro para verificar a temperatura do corpo, que deve estar acima de 36°, caso esteja a baixo leve o bebê para o hospital enroladinho num cobertor, com o rosto descoberto e com a barriguinha junto à sua, para transmitir seu calor à ele.

Com estes pequenos cuidados especiais com bebês no inverno essa estação será muito bem aproveitada como todas as outras. Procure fechar janelas e portas e evitar correntes de ar dentro de casa. Quando for passear com a criança certifique-se que esteja bem agasalhada, não mais que você, por menor que seja o bebê também sente calor. Cuide da pele do seu bebê como se tivesse cuidando da sua, eles não podem se comunicar direito então precisam dos nossos cuidados de pais.

Fonte:Pediatria em Foco 

FIG infelizmente não é mais FIG é FIF

A Troupe Azimute mandou mara o meu e-mail um desabafo, quanto a falta de valorização dos artistas de Garanhuns, na programação do FIG 2013. Como o Mulher de Corpo Inteiro é um espaço que valoriza a cultura, como ponto de transcendência humana, valorizando o teatro como otima auternativa de lazer em familia. Não poderiamos deixar em branco segue a nota da Troupe:
Vicência, com a Troupe Azimute. Foto: Clara Gouvea

Estamos horrorizados com o que a fundarpe está fazendo com os artistas das Artes Cênicas de Garanhuns. O espetáculo para a infância e juventude que foi elogiado pela crítica em Curitiba, no Festival Internacional de Teatro, “Aruá, o boi encantado” simplesmente evaporou da programação do FIG 2013. Para completar a palhaçada com a cara dos atores garanhuenses, Garanhuns não tem nenhum espetáculo adulto na programação. Foi porque não houve inscrição? Não, porque a Troupe Azimute inscreveu espetáculo adulto e nem a segunda-feira, que era o dia oficial dos espetáculos de Garanhuns, nossa cidade conseguiu. 

Pra não dizer que não inseriram alguma coisa da Troupe Azimute no FIG 2013, colocaram o espetáculo de teatro de rua TUDO VIRA TUDO no Palco de Cultura Popular, às 19h, ou seja, um belíssimo cala-a-boca. E eu digo o quê? Eu digo: Palmas! Palmas para nós, atores que ralamos o ano inteiro ensaiando, estudando, buscando apoio! Palmas para Garanhuns que cada vez mais perde espaço no Festival que AINDA leva seu nome!

Palmas para nossa administração que aceita o samba que a fundarpe faz por aqui! Uma verdadeira vergonha, descaso, displante, mau-caratismo e destrato com os artistas da terra. É a primeira vez em todas as edições do FIG que não teremos espetáculos garanhuenses, nem adulto, nem para a infância e juventude na programação. Mas esse processo de exclusão dos artistas garanhuenses não é de hoje, acontece a olhos vistos há muito tempo e Garanhuns todos os anos abre as pernas para os desmandos da fundação.

O festival um dia já foi de Garanhuns, quando Garanhuns escolhia, homenageava, dava oportunidade aos seus conterrâneos, o FIG infelizmente não é mais FIG é FIF (Festival de Inverno da fundarpe). A pergunta que fica é: porque a nossa Prefeitura não nos defende desses desmandos? Qual é o critério que nossa administração está aceitando sem discutir e porquê?

Mas o que acontece com o FIF nada mais é do que o reflexo das escolhas de nossas administrações, o próprio site da Prefeitura não enfatiza a produção artística da cidade. Nunca apareceu sequer uma mençãozinha por menor que fosse às conquistas da nossa Troupe Azimute. OFICIALMENTE para Garanhuns nosso trabalho com TEATRO SIMPLESMENTE NÃO EXISTE.
E a gente já sabe que tudo isso vai ficar por aqui mesmo, nossa indignação vai ser abafada pelo silêncio dos nossos administradores, por mais que falemos em blogs, jornais ou rádios somos poucos, não temos costas quentes, não conhecemos políticos, não temos dinheiro, não somos da socialite, não caímos nas graças de nenhum colunista social, não somos uma instituição forte com conchavos políticos, não somos jogadores de futebol, não somos popozudas, não participamos do big brother Brasil, não aparecemos na televisão...

Por: Duvennie R. S. Pessôa
Atriz Diretora Teatral DRT 3505/PE - TROUPE AZIMUTE
Produtora Cultural - IMBURANA Produções
Tradutora Inglês/Português/Inglês - Tutora EAD Biologia
Jornalista DRT 6432/PE  

Seu filho não para de pedir um bichinho de estimação?


Se o seu ficho está na fase de insistir em ter um cachorrinho pra brincar, saiba que a ideia pode não ser tão ruim como parece. É certo que o novo integrante da família mais dar um certo trabalho, principalmente nos primeiros meses, quando ele ainda não sabe que o tapete da sua sala, não é o melhor lugar para fazer xixi.
Confira o que os especialista falam sobre os benefícios do relacionamento criança e animal de estimação, na reportagem especial que fiz para o Jornal Crer em Pernambuco:

CRIANÇA X BICHO DE ESTIMAÇÃO 

O benefício principal destacado pelas famílias que têm bichos, pelos pediatras e até por estudiosos é o companheirismo, pois o animal provoca diversos estímulos na criança. O bebê exercita a coordenação motora fina ao ter de controlar sua força para acariciar um cachorro, um gato, um coelho. Treina a marcha ao engatinhar ou tentar andar (por vezes, correr) atrás do animal. Olfato, visão e audição são provocados pelos sons, cheiros e movimentos dos bichos.  

O mascote, sobretudo o cachorro, faz ainda com que a criança exercite sua autoridade num mundo de "adultos-juízes", que arbitram sobre a vida dela o tempo todo. "Com o animal, ela terá a oportunidade de ser o juiz, mandar e desmandar. Além disso, expõe para a criança o significado de preservação à vida e de limite à dor", diz a pediatra Sandra Oliveira Campos.

Cachorros, gatos, passarinhos, peixes, ratos e até ursos são figuras constantes no universo dos pequenos. Estão no abajur do quarto, no border do papel de parede. São heróis em filmes e em livros infantis. Essa relação é fomentada, criada, incentivada porque, acima de tudo, traz bem-estar. Estudos mostram que o contato com animais ativa áreas do cérebro relacionadas com as emoções. Não é por outro motivo senão a sensação de bem-estar, físico e mental, que terapeutas lançaram mão da terapia com animais para tratar crianças hospitalizadas ou com deficiências mentais. "É um excelente treino para a afetividade", diz Sandra.


ACOMPANHANTE NO PARTO: Todas as gestantes têm esse direito!


O parto é considerado um momento muito significativo e importante para muitas mulheres. E nesse momento, Elas não precisam ficar sozinhas, existe o direito de ter um acompanhante de livre escolha durante a internação e parto. É o que diz a Lei 11.108, de abril de 2005:

Lei Federal nº 11.108, de 7 de abril de 2005
Art. 19-J. Os serviços de saúde do Sistema Único de Saúde - SUS, da rede própria ou conveniada, ficam obrigados a permitir a presença, junto à parturiente, de 1 (um) acompanhante durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato.

§ 1o O acompanhante de que trata o caput deste artigo será indicado pela parturiente.
Estudos científicos demonstram que a presença de um acompanhante no parto traz grandes benefícios para a mãe e para o bebê: diminui a ansiedade, a dor e complicações do parto, os bebês nascem em melhores condições de saúde; aumenta o envolvimento da família no cuidado do bebê e da puérpera, além de promover a amamentação.

O Ministério da Saúde lançou uma portaria para regulamentar essa lei. Define como “pós-parto imediato” o período de 10 dias após o parto e dá cobertura para que o acompanhante possa ter acomodação adequada e receber as principais refeições.

Apesar de existirem interpretações de que essa Lei seria válida apenas aos serviços públicos de saúde através da citação: “... no âmbito do Sistema Único de Saúde”, de acordo com a Lei que rege o SUS (Lei 8.080 de 1990), esse direito é válido para todos os atendimentos independente da fonte de financiamento. 

O SUS engloba os serviços de saúde executados por pessoas naturais ou jurídicas, de direito público ou privado.

A cada ano, o governo libera mais de 29 milhões de reais para custear a “Diária de acompanhante para gestante com pernoite”, de acordo com a Portaria nº 1.280 de junho de 2006.

Para os atendimentos realizados no setor privado, pelos planos de saúde, a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) acrescentou a cobertura do acompanhante ao rol de procedimentos e eventos em saúde na RN 167 em 2008, que foi substituída pela RN 211 em 2010. Os planos de saúde devem dar cobertura ao acompanhante, isso é o BÁSICO de TODOS os Planos Hospitalares com Obstetrícia.

Independente se seu plano de saúde é do tipo Quarto Coletivo ou Quarto Privativo, o plano de saúde deve cobrir o fornecimento de refeições (de acordo com a rotina de cada hospital), a acomodação adequada e a roupa esterilizada caso seja necessária. A cobrança de taxas para a entrada do acompanhante no parto é ILEGAL.

A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou em junho de 2008 uma resolução que regulamenta o funcionamento dos Serviços de Atenção Obstétrica e Neonatal.Nessa resolução da ANVISA, além de reafirmar o direito à presença do acompanhante no parto, também estabelece parâmetros para o funcionamento dos serviços que prestam atendimento a partos e nascimentos. Dentre os temas abordados, contém informações sobre como deve ser a estrutura física, sobre prevenção e controle de infecção para trabalhadores, mulheres e seus acompanhantes, sobre biossegurança, entre outros.

Toda mulher tem direito a um acompanhante de sua livre escolha durante o seu pré-parto, parto e pós-parto imediato, nos serviços públicos e particulares de assistência à saúde.

Apesar de tantas leis, portarias e resoluções, muitos hospitais e maternidades ainda não permitem a entrada de acompanhantes no parto. Segundo a Direção da maternidado do Hospital regional Dom Moura, em Garanhuns, esse direto é garantido desde que a gestante solicite. O mesmo foi ditos pela direção dos três hospitais privados da cidade (Hospital Monte Sinai, Hospital Perpetuo Socorro e Hospital Infantil. O problema enfrentado pela maioria das gestantes é a falta de informação desse direito garantido por lei.
Por Juliana Dias
Publicado no Jornal Crer em Pernambuco


Garanhuns recebe um Pocket Show com Eliane Salvador!!!


TUDO SOBRE O FIG 2013

FIG 2013 CELEBRA DOS GRANDES ESPETÁCULOS À CULTURA POPULAR PERNAMBUCANA

O melhor lugar para se estar em Pernambuco, no mês de julho, é Garanhuns. Para lá, se mudam artistas e apreciadores de arte e cultura dos mais variados segmentos: música, cinema, cênicas, artesanato, cultura popular, design, moda, fotografia, literatura. Chegou a hora de consumir o 23º Festival de Inverno de Garanhuns. A maior vitrine da política pública de Pernambuco; palco de grandes espetáculos, grandes e consagrados shows, estreantes e inéditas apresentações, pequenas mostras, oficinas, performances de todos os tipos, e muita gente, de todos os tipos também, que circula e deve ter em mãos o mapa com a extensa programação do FIG 2013. Ao longo dos anos, o festival transformou-se praticamente numa virada cultural totalmente gratuita, com duração de dez dias. A programação oficial começa com o despertar do povo e segue até onde as pernas conseguem dançar forró, com o dia perto de amanhecer outra vez.
Logo cedo, são as oficinas que dão espaço ao aprendizado, ao despertar, ao aperfeiçoamento das habilidades artísticas. A programação diária segue com a abertura do palco da Cultura Popular (a partir das 11h, no centro de Garanhuns); emenda com as atrações de dança, circo e teatro do Parque Euclides Dourado. Em paralelo, acontecem mostras de circo que encantam todas as gerações. Com o passar do dia, as opções aumentam e o público pode seguir para a mostra de música erudita na igreja, ou para os shows de música instrumental, na charmosa praça Ruber Van Der Liden. Na outra ponta do circuito FIG, outra vez no Euclides Dourado, a noite esquenta com o início do Palco Pop, onde tocam bandas e artistas ligados aos mais diversos gêneros da música contemporânea brasileira. Tem que guardar energia para seguir para a Esplanada Guadalajara e encontrar a multidão que todas as noites comparece para aprecar os grandes shows da música brasileira, pernambucana e também garanhuense. Para os que ainda acharem pouco, o palco Forró segue madrugada adentro.
Polos de Animação do FIG 2013 – As ações do FIG 2013 estão espalhadas por toda a cidade. Esses são os principais polos: Palco Guadalajara, Palco Instrumental, Palco Cultura Popular, Comunidade Quilombola do Castainho, Parque Euclides Dourado, Palco Pop, Palco Forró, Ambiente Criativo, Estandes Institucionais, Pavilhão do Artesanato, Pavilhão da Dança e do Teatro para Infância, Exposições, Galeria das Artes (Fotografia, Design & Moda, Artes Visuais), Praça da Palavra, Casarão dos Pontos de Cultura, Cine Eldorado e Circo.
Destaques da programação – Nas artes cênicas, destaque para as atrações nacionais Os Gigantes da Montanha, do Grupo Galpão (BH); o show Dama Indigna, de Cida Moreira (SP).  De Pernambuco, participam o espetáculo de dança As canções que você dançou pra mim (Focus Cia de Dança) e Viúva, porém honesta, do grupo Magiluth. Na mostra de audiovisual do Cine Eldorado está programada uma das melhores mostras que o FIG já apresentou. São filmes pernambucanos premiados nos últimos anos , entre eles, Doméstica (Gabriel Mascaro), Boa sorte, meu amor (Daniel Aragão), Rio Doce CDU (Adelina Pontual), Era uma vez eu, Verônica (Marcelo Gomes), O Som ao redor (Kléber Mendonça), entre outros. Muitas novidades estão programadas para o segmento do audiovisual no FIG, incluindo uma mostra itinerante por comunidades quilombolas e um encontro de cineclubistas do agreste.
Na área da literatura, que vem ganhando cada vez mais espaço na programação do FIG, uma das novidades deste ano, dentro da programação da Praça da Palavra, é o I Encontro Internacional de Literatura Cartoneira, que irá reunir cartoneiros (que fabricam livros em sistema colaborativo com catadores de papelão) do Brasil, França, Argentina, Bolívia e Portugal.
Na política de cultura que volta seus olhos para os povos tradicionais, há vários destaques no FIG 2013. Um deles é o 2º Encontro de Troca de Saberes Crioulos, que acontece na comunidade do Castainho, reunindo apresentações de artes cênicas e de grupos culturais de diversas comunidades quilombolas do Estado. 
A Cultura Popular se manifesta em palco próprio, com apresentações diurnas, que valorizam tradições da nossa música. O frevo – agora Patrimônio Imaterial da Humanidade – está presente no FIG 2013 com a Troça Carnavalesca Mista Cachorro do Mundo, Orquestra Metais do Frevo, Clube Carnavalesco Misto Seu Malaquias, O Bonde Bloco Carnavalesco Lírico, Flor da Lira de Olinda, entre outros grupos e bandas que representam o gênero. Maracatu, coco, ciranda e pastoril também compõe a grade de atrações desse palco.
Além do palco de Cultura Popular, a música se faz presente no FIG em mais quatro palcos. Cada um desses espaços vem, desde as primeiras edições do festival, aprimorando os seus sentidos, conceitos, ampliando seu olhar para a produção musical de relevância para os movimentos musicais brasileiros, promovendo o encontro entre o contemporâneo e o tradicional; o urbano e o rural, como não poderia deixar de ser quando a pauta é: música brasileira. É inegável, nos últimos anos, a grande valorização dada à produção musical pernambucana. Como também continua bastante expressiva a circulação de bandas e artistas da cena contemporânea nacional. Mesmo os nomes consagrados trazem consigo a assinatura da contribuição atual para a MPB.
Homenagem – O FIG 2013 homenageia a arquiteta, decoradora e amante da arte popular nordestina, sobretudo pernambucana, Janete Costa, natural de Garanhuns. A exposição Um Olhar Interior, que tem curadoria do filho de Janete, o também arquiteto Mário Costa, tem valor artístico e afetivo do acervo particular da ilustre filha de Garanhuns. A mostra é um projeto especial do Sesc Garanhuns, em parceria com a Secretaria de Cultura e Fundarpe.

Homenageada do FIG 2013: Conheça a Arquiteta Janete Costa


Janete, uma filha de Garanhuns

Ela foi arquiteta, decoradora e uma garimpeira incansável da arte popular. Autêntica, pioneira, viajou por todo o Brasil para colocar mais vida na casa dos brasileiros. Uma vida que nasce da imaginação e se materializa através das mãos de tantos mestres e mestras a quem devemos o olhar desapressado, generoso.

Janete Costa nos ensinou isso. Nos mostrou que concreto e barro podem ocupar o mesmo espaço. Que Vitalinos devem estar em grandes coleções de arte. Em outras palavras, que a criatividade plástica do povo tem muito valor, porque grita, fala e chora sobre nós; sobre quem somos e quem podemos ser quando o olho vê com o coração ou com o corpo inteiro.

São inúmeros os adjetivos que cabem na trajetória de Janete Costa. Um deles, sem dúvida, dá ainda mais sentido à homenagem do 23º FIG à pernambucana: o de ter sido filha de Garanhuns. “Em Janete, ser brasileira – e, mais ainda, pernambucana – não foi mero adjetivo. O local de nascimento foi decisivo como norte de sua atuação, balizador. Ela teve um empenho visionário na questão de que a arte, o design e a arquitetura em nosso país precisam expressar as identidades culturais locais”, escreveu a pesquisadora em design Adelia Borges, um dia depois da morte da amiga e parceira de trabalho, em 2008.

Nascida na Cidade das Flores, em 1932, Janete Costa conviveu desde muito cedo com os artistas populares da região, antes mesmo de sonhar com plantas arquitetônicas e projetos. Ainda menina, costumava brincar com brinquedos populares comprados na Feira de Caruaru, e já arrumava suas peças em coleções. Depois foi cursar arquitetura no Rio de Janeiro, onde iniciou sua vida profissional. Quando retornou a Pernambuco, escolheu Olinda como morada e montou um escritório no Recife, ao lado do arquiteto Acácio Borsoi, marido e parceiro durante mais de 40 anos.

Sua atuação também envolveu projetos com artistas populares, montagens de exposições e o acúmulo, durante toda a vida, de uma coleção pessoal composta por peças de valor inestimável. Algumas delas podem ser vistas na mostra que o Sesc Garanhuns abriga em pleno Festival de Inverno de Garanhuns, como parte desta mais do que merecida homenagem.
Fonte: Assessoria do Evento


Seguidores

Mulher de Corpo Inteiro Copyright © 2011 - Todos os Direitos Reservados