MAIOR DOADORA DE LEITE MATERNO: um gesto que pode salvar muitas vidas


Doar o leite materno é de extrema importância, as doações ajudam no desenvolvimento de prematuros, recém-nascidos abaixo do peso, imunodeprimidos e desnutridos.

Um caso que tem ganhado a visibilidade da mídia é a história de Milchele Rafaela que mora em Quipapá, cidade da Mata Sul de Pernambuco (o que a faz minha conterrânea), mãe de dois filhos e conhecida como a maior doadora de Leite Materno do Brasil. Principalmente depois que Michele decidiu processar Danilo Gentili por uma piada feita no programa Agora é Tarde, da Rede Bandeirantes, quando ele a comparou ao ator pornô Kid Bengala. "Em termos de doação de leite, ela está quase alcançando o Kid Bengala", brincou o apresentador, que ainda exibiu uma foto da mulher sem autorização. Michele, diz estar sendo vítima de piadas ofensivas nas ruas, e afirma que sua produção de leite diminuiu pelo estresse gerado após a aparição na TV. O que é uma pena!

O Mulher de Corpo Inteiro acabou de conseguir uma entrevista exclusiva com Michele, que promete dar todos os detalhes sobre a sua experiência como doadora e como se sente em estar contribuindo para o fortalecimento da rede brasileira de banco de leite, e com isso ajudando na saúde e qualidade de vida dos lactentes beneficiados.

Bancos de Leite
A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano está presente em várias cidades do Brasil, fico triste em não poder colocar Garanhuns nesta lista. Mesmo sendo uma cidade polo médico e hospitalar, Garanhuns não dispões de banco de leite, e os recém nascidos que a mãe não consegue amamentar é alimentado por leite sintético. O primeiro passo para o desmame absoluto.

O sistema visa promover a saúde da mulher e da criança, por meio de parcerias com órgãos, municípios e iniciativas privadas. As mães que têm interesse na doação devem procurar um Banco de Leite e atenderem a alguns requisitos para doar, como ser saudável, não usar medicamentos que impeçam a doação e produzir leite em excesso.

Como é o caso de Michele, que doa leite no Banco de Caruaru, que fica no Hospital Jesus Nazareno.
Em entrevista à folha de Pernambuco, a direção do Banco de Leite de Caruaru afirma que precisa de mais doadoras. “A situação é muito difícil. As mães de Caruaru que poderiam ser doadoras estão desinformadas. Vivemos com o nosso estoque praticamente zerado”, afirmou a coordenadora do banco de leite, a médica Édila Bezerra.

O leite humano é um alimento fundamental para o desenvolvimento da criança. Ele possui todos os nutrientes necessários, é rico em vitaminas, combate infecções, doenças e alergias. Amamentar é um ato de amor, que aproxima mãe e filho.

É por isso que o Mulher de Corpo Inteiro vem levantar essa bandeira em prol do aleitamento materno e do direito da criança a ter acesso a esse tão rico alimento. Enaltecendo a postura de Michele e de tantas outras doadoras, e principalmente cobrando do Ministério da Saúde, politicas públicas para promoção da maternidade ativa,  informando a população sobre a importância do leite materno para vida de uma criança.

Aguardem a reportagem completa com Michele.
Por Juliana Dias

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Mulher de Corpo Inteiro Copyright © 2011 - Todos os Direitos Reservados