Como lidar com a sexualidade infantil?


Eu e meu Vitor, um relacionamento de mãe e filho, regado de concelhos claros e muito amor!!!

Recentemente fui chamada a escola de Vitor, meu filho de 4 anos. Pensei que era pra tratar de algum assunto à respeito do desenvolvimento escolar ou relacionamento dele com os coleguinhas. Foi quando veio a surpresa! A professora dele informou que ele andou mexendo na “pintinha”, termos usado pela professora. E o que tinha motivado o chamado, foi que ele fez isso, na frente de um visitante da escola. Na hora pensei que era muito alarme da professora (e talvez tenha sido mesmo), afinal ele poderia ta querendo conhecer o seu corpinho ou até mesmo coçar a “pintinha” como qualquer parte do corpo. Cheguei em casa e fui logo pesquisar  a respeito, falei com outras mães e com uma amiga psicóloga. Então resolvi blogar sobre o assunto!

Esse é um tema que gera medo, dúvidas e inclusive angústia por parte dos pais. Os filhos vão crescendo e a ansiedade de que o assunto venha à tona se torna cada vez mais freqüente, pois, via de regra, os pais, ou pelo menos a maioria, não sabem como lidar nem como responder a uma gama de perguntas; eles se perguntam: De onde ele tirou isso?

Vivemos em uma sociedade cada vez mais exigente, tendo cada dia menos tempo para dispor aos nossos filhos e aos cuidados de que eles precisam. Em suma, ninguém melhor do que pai e mãe para estar por perto e acompanhar cada passo dos nossos filhos, mas o medo e a falta de criatividade para responder tantas questões muitas vezes fazem com que os pais prefiram que esse papel, na educação sexual dos filhos, seja responsabilidade da igreja, da escola, ou de alguém mais capacitado. Acreditem! Ninguém melhor e mais capacitado para essa aprendizagem do que os próprios pais.

Encontre uma forma de responder as dúvidas do seu filho
Falo em aprendizagem, pois os pais não têm obrigação de saber de tudo e de responder tudo prontamente, mas, nesses casos, devem estar abertos para descobrir junto com seus filhos e deixando claro de que se eles não sabem, podem descobrir juntos. (foi o que eu fiz).

Os pais podem sugerir procurar as respostas em um livro ou, quando isso não for possível, manter o compromisso de que quando obtiverem a resposta compartilharem com seu filho. É importante nunca o deixarem sem resposta, nem fingir ter esquecido.

Se deixá-lo sem resposta ele passará a não mais questionar a você e irá fazê-lo onde supostamente a resposta não seria tão adequada quanto a sua. Procure em livros, na internet, em sites confiáveis ou mesmo peça orientação a um profissional se isso for possível, mas responda.

Como responder as perguntas?
Geralmente a partir dos 4 ou 5 anos (faixa etária do Vitor), as perguntas começam a se tornar mais elaboradas e os adultos ficam se questionando de onde vieram essas dúvidas? Quanto menor for a criança, mais simples deve ser a resposta. Mas antes de responder, pergunte primeiro onde foi que ele ouviu? Quem disse? O que ele entende por aquilo? Depois, responda a verdade, nunca minta. nessa fase mexer nas próprias genitálias, é uma forma da criança reconhecer seu corpo

Crianças de 10, 12 anos já apresentam uma noção mais avançada de anatomia, portanto as respostas devem ser dadas com os nomes corretos dos órgãos genitais.

Já a partir dos 14 anos, o diálogo deve ser o mais aberto possível.
Esclarecendo outras possíveis dúvidas:

Meninos só brincam com meninos e meninas só brincam com meninas?
Lidar com as diferenças faz parte do nosso desenvolvimento. Aprender a diferenciar e respeitar o sexo oposto é um grande avanço e isso só é possível quando eles passam a conviver juntos, se respeitando.

A melhor forma de agir
É importante preparar uma criança desde cedo com relação aos cuidados com o seu corpo e com a própria sexualidade, ensinando, por exemplo, antes de a menina menstruar o que irá acontecer.
Temas relacionados ao namoro também devem ser conversados antes de a menina pensar em paquerar, e esse diálogo deve prescrever aquilo que os pais esperariam dele quando esse momento vier a acontecer.

Por Juliana Dias - DRT: 5391/PE

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Mulher de Corpo Inteiro Copyright © 2011 - Todos os Direitos Reservados