MENOS ÓDIO E MAIS BOM SENSO


Cada vez mais a  juventude está sendo levada a cultuar ídolos da arte, que sobem ao palco e servem de referencial para uma geração. Eles querem imitar os seus ídolos, acham legal e descolado sua postura no palco, e isso atribui ao artista uma grande carga de responsabilidade.
A responsabilidade de ao subir num palco e com as luzes sobre ele, o artista está sendo observado por muitos, e nesse meio tem jovens e adolescentes para admirar sua postura e copiar suas atitudes. Afinal ídolos são imitados, principalmente por seres humanos em formação.
Reconhecendo que ao subir no palco “não pode vomitar qualquer coisas”, nessas palavras Ortinho envia mais uma nota sobre sua postura polemica do FIG 2013. Esta nota foi publicada no blog do Diário de Pernambuco e eu estou republicando.
Leia a nota na íntegra:

"Menos ódio e mais bom senso
“Lia esta ciranda quem me deu foi você. E o que eu mais queria era te agradecer com uma canção de amor cheia de alegria, com esse calor de cirandar de dia.”
Comecei esta nota com a letra de uma das composições que gravei no meu primeiro disco solo. Vão dizer alguns que quero me promover às custas de toda essa polêmica, mas tudo que eu disser aqui vai ser usado contra mim mesmo, né? Espero que para as pessoas de bom senso não, mas vamos lá. “Nunca mostrei a porta da rua para que ela saísse antes de ser espancada”; “nem nunca afirmei que nem toda mulher gosta de apanhar, exceto as normais” . Não quero julgar os autores dessas frases. Os dois Nelsons, tanto o Rodrigues quanto o Cavaquinho, são expoentes da cultura brasileira, que inclusive fizeram parte da minha formação, tanto quanto Roberto Carlos e todo seu romantismo, que muito imprimiu na minha poética. Não estou tirando o meu parreco da reta. As minhas poucas e infelizes palavras jogadas no meio de uma zoada da gota, que é um show de rock, percebidas por poucos, renderam todo esse furacão.
Não quero me inocentar daqueles cinco segundos impensados, quando acabei de falar algo que vai de encontro ao que eu realmente acredito. Minha filosofia está mais pra Capiba: “Numa mulher não se bate nem com uma flor”. Não vou pagar de santo, sei que algumas das atitudes que tive no decorrer da vida foram machistas. Cresci no ambiente do cabra macho, onde a figura da mulher é sempre submissa. Reproduzi atitudes desse ambiente, sem uma autocrítica mais apurada. Infelizmente foi necessário que um vacilo machista tomasse a proporção que tomou para que eu realmente entendesse que não posso vomitar, ainda mais em cima de um palco, num show pago por nós contribuintes, palavras que possibilitem uma conotação contra a mulher ou qualquer ser vivo em geral. Não foi esta minha intenção, por mais que alguns insistam em não acreditar. Não fiquei fazendo pregação que incitasse atitudes violentas ou ódio.
Como já disse e vou repetir, foi uma breve e lamentável fala, que considero os cinco segundos mais infelizes de toda a minha vida. Entendo o repúdio ao meu ato, assim como a indignação de quem se sentiu ofendido, mas não a postura odiosa de algumas pessoas que ameaçam a minha integridade física. Chegaram a dizer que eu poderia amanhecer com a boca cheia de formigas ou até propor nas redes sociais que eu fosse apedrejado e queimado vivo em praça pública. Não temo a justiça dos magistrados, porque não sou criminoso. Me preocupo, sim, com o ódio ensandecido de quem pede que eu pague com sangue pelo ocorrido.
Para finalizar, quero deixar claro que estou aberto ao diálogo com os organismos governamentais (FUNDARPE, SECRETÁRIA ESTADUAL DA MULHER) e setores da sociedade civil organizada, no que for necessário.
Ortinho"

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Mulher de Corpo Inteiro Copyright © 2011 - Todos os Direitos Reservados