LUTA CONTRA O CÂNCER: O serviço oncológico tem evoluído no interior de Pernambuco

Antigamente, o paciente só encontrava tratamento de quimioterapia na capital do estado, depois surgiu em Caruaru e Petrolina, em seguida foi a vez da cidade de Garanhuns ser contemplada com um serviço de oncologia que funciona dentro da Casa de Saúde Perpétuo Socorro desde 2009, realizando quimioterapia pelo SUS.

A Lei 12.732/12 (também conhecida como lei dos 60 dias) entrou em vigor, em 23/05/2013, assegurando aos pacientes com câncer o início do tratamento no SUS em, no máximo, 60 dias do diagnóstico. Desde então, a rede de serviços especializados em tratamento do paciente com câncer pelo SUS no interior de Pernambuco vem sendo ampliada.

Em poucos dias, Caruaru terá mais uma clínica credenciada pelo SUS, NOA - Núcleo de Oncologia do Agreste, que hoje já realiza quimioterapia em pacientes de convênio e particular, passará a realizar também quimioterapia pelo SUS, sendo uma grande vitória para os pacientes portadores de câncer da macrorregião Caruaru (Caruaru e municípios ao redor), que terão o tempo para iniciar seu tratamento diminuído, e ainda tendo a oportunidade de escolher entre duas clínicas na cidade de Caruaru. Na cidade de Arcoverde, o Hospital Memorial Arcoverde aguarda liberação de credenciamento junto ao SUS, o que se espera que ocorra em breve.

São estimados mais de 500.000 casos novos de câncer no Brasil para 2013. Os tipos de câncer mais frequentes são os de pele não melanoma, próstata, pulmão, cólon, reto e estômago para os homens; e os cânceres de pele não melanoma, mama, colo do útero, cólon e reto e glândula tireoide para as mulheres. O câncer é um importante problema de saúde pública mundial, continua entre as doenças que mais mata no mundo. No Brasil, o câncer já ocupa a segunda causa de morte, atrás apenas das doenças cardiovasculares, como infartos e acidentes vasculares cerebrais (AVC).

O diagnóstico precoce é fundamental para possibilitar a cura na grande maioria dos tipos de câncer. O paciente que descobre que é portador de câncer deve procurar um serviço de referência em oncologia, marcando sua consulta com o cancerologista clínico para que possa ser avaliado, alguns exames poderão ser solicitados para esclarecer se a doença está localizada ou disseminada, também será indicado o melhor tratamento para aquela situação.

A cancerologia (ou oncologia) é a especialidade médica que estuda e trata os tumores malignos (o câncer). Lembrando que são muitos os tipos de câncer e para cada tipo, um tratamento específico diferente e que deve ser sempre bem individualizado de acordo com algumas características de cada paciente: cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia, entre outras, podendo, inclusive haver a necessidade de combinação de tratamentos. O tratamento do câncer é multidisciplinar, necessitando além do médico, também de enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, biomédicos e muitos outros profissionais, devido à grande complexidade da doença e suas diferentes maneiras de tratar.

Enfim, o melhor para o paciente com diagnóstico de câncer é procurar um médico especialista para tirar suas dúvidas e ajudá-lo a decidir e realizar seu tratamento da forma mais adequada e precoce. Os serviços que realizam quimioterapia em pacientes com câncer pelo SUS solicitam normalmente apresentação de RG, CPF, cartão do SUS, comprovante de residência e resultado de biopsia ou de cirurgia. As consultas podem ser marcadas pessoalmente ou por telefone. O paciente deverá levar todos os exames realizados relacionados com sua doença. Se tiver sido operado, levar o resumo da cirurgia, caso o cirurgião tenha feito este resumo. Deve lembrar corretamente a data da cirurgia, caso já tenha feito. O paciente que é atendido pelo SUS, deverá ter seu atendimento/tratamento integralmente custeado pelo SUS.

Dra Guacyra Magalhães Pires
CRM/PE 15.524
Médica Cancerologista Clínica do serviço de oncologia da Casa de Saúde Perpétuo Socorro (Garanhuns-PE) e do NOA – Núcleo de Oncologia do Agreste (Caruaru-PE)
Membro da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica
Mestre pela Universidade Federal de Pernambuco
Doutoranda pela Universidade Federal de Pernambuco




1 comentários:

Seguidores

Mulher de Corpo Inteiro Copyright © 2011 - Todos os Direitos Reservados