HOJE É DIA DAS AVÓS!!!!


O papel dos avós na família vai muito além dos mimos dados aos netos, e muitas vezes eles são o suporte afetivo e financeiro de pais e filhos. Por isso, se diz que os avós são pais duas vezes.
As avós são também chamadas de "segunda mãe", e os avôs, de "segundo pai", e muitas vezes estão ao lado e mesmo à frente da educação de seus netos, e isso muitas vezes geram conflitos entre mães e avoz em busta a autoridade sob os pequenos.
Celebrar o Dia dos Avós significa celebrar a experiência de vida, reconhecer o valor da sabedoria adquirida, não apenas nos livros, nem nas escolas, mas no convívio com as pessoas e com a própria natureza.
Aproveite esta data para mandar uma mensagem de carinho aos queridos vovô e vovó e dizer o quanto você lembra deles.
O Mulher de Corpo Inteiro expressa seu profundo carinho por todos os vovôs e vovós que nos visitam. E para comemorar essa data preparamos como de costume algumas dicas de como cuidar da relação entre as mamãe e a vovós, e assim poder desfrutar de uma família unida e feliz.

Avô não pode ser baby-sitter de luxo
A psicóloga e terapeuta familiar Lidia Rosenberg Aratangy tem quatro filhos e nove netos - o mais velho tem 17 anos e o mais novo, apenas nove meses. Avó dedicada, ela é coautora do Livro dos Avós - Na Casa dos Avós Sempre É Domingo?, em parceria com o médico e também avô Leonardo Posternak, em que fala da relação entre avós, pais e netos. "Nós, avós, devemos estar próximos quando a família precisa, mas devemos também saber manter a distância quando não somos chamados", afirma.
Hoje a grande questão para muitos avós é como participar da vida dos netos sem deseducá-los ou tirar a autoridade dos pais. Lidia explica que essa é uma questão muito nova para as famílias, pois, até pouco tempo atrás, os avós sequer existiam. "As pessoas morriam muito cedo. Essa figura é uma novidade do ponto de vista evolutivo e cultural. Mas, mesmo de duas gerações para cá, as coisas mudaram muito. Hoje, aquela figura da avó de cabelos brancos, fazendo tricô na cadeira de balanço é coisa do passado", diz.

Evitando conflitos
Pode ser que para as crianças mais pequenas passar uns dias ou uma noite na casa dos avós seja menos divertido que para as crianças maiores, já que os menores gostam de estar com seus pais e estranham ficar em outra casa.
Por isso é importante que o ambiente e a rotina sejam diferentes o menos possível. Aconselha-se que a criança leve consigo seu travesseiro ou seus jogos favoritos, já que assim ele estranhará menos a casa dos avós.
Também, se for possível, seria bom que os netos tenham um quarto para eles na casa dos avós . Ele se sentirá mais seguro sabendo que existe um lugar que lhe pertence lá, onde poderá guardar suas coisas e brincar nesse espaço.
Mesmo assim, explique-lhe que sua estadia ali é temporária, e que se divertirá com os avós mas depois voltará para casa. Se, ao contrário, os pais deixam ali os filhos e saem escondidos, sem se despedir dos filhos, este sentirá que o estão enganando. Por isso, sempre é melhor se despedir, mesmo que o filho chore. Sem dúvida, depois de algum tempo ele se acalmará, e quando os pais voltarem para buscá-lo verão que ele estará muito entretido brincando com os avós.


0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Mulher de Corpo Inteiro Copyright © 2011 - Todos os Direitos Reservados