O que são calorias vazias?

Olá meninas não é porque o inverno tá chegando, que iremos nos descuidar dos nossos corpitxus né? Confira o artigo abaixo da Nutricionista de Garanhuns, Wilka Araújo, que fala sobre as calorias vazias e turbine sua dieta: 
Wilka Araújo - Nutricionista
Se você está afim de começar a realizar uma dieta saudável e balanceada é importante ficar atento a real composição dos alimentos que consome durante o dia. Muita gente não sabe, mas existe um termo chamado “calorias vazias”, que são as calorias de um alimento que possui pouca ou quase nenhuma fonte de nutrientes adequados. Ao mesmo tempo, outros alimentos que possuem a mesma quantidade de calorias podem estar repletos de vitaminas e propriedades benéficos para o nosso organismo, considerados bastante saudáveis e fortemente indicados tanto para quem precisa perder peso, como para quem deseja apenas manter hábitos saudáveis. Por isso não se deve deixar de procurar se informar sobre de que o alimento é composto antes de escolher o que colocar no prato, um exemplo prático é o pão integral, que tem praticamente a mesma quantidade de calorias do queridinho pão francês, mas possui maior quantidade de fibras (4g para 1,6g do branco) o que contribui para uma melhor digestão, e proporciona maior saciedade em um menor espaço de tempo. Além disso o teor de gordura do pão branco é bem mais elevado que do pão integral, que não possui nenhuma. E é diante dessa observação mais detalhada que se pode ter uma noção das diferenças que escolhas com essas podem fazer na alimentação e conseqüentemente no bom funcionamento do nosso corpo. Então leve em conta essas e outras considerações, e comece hoje mesmo a mudar suas preferências alimentares, dando preferência a alimentos de fontes naturais.

A seguir uma lista de alimentos que possuem calorias vazias e devem ser evitados:

• Batatas fritas e alimentos fritos em geral - Uma porção grande de batatas fritas, dessas encontradas em cadeias de fast food famosas fornecem até 570 calorias e quase nenhum micronutriente importante; 
• Balas, pirulitos, chicletes e outros doces - Estes alimentos além de ricos em calorias, ricos em açúcar e zero de vitaminas e minerais são cheios de aditivos e corantes.
• Cerveja, vinho e outras bebidas alcoólicas - Uma lata de cerveja fornece até 150 calorias vindas do malte. Sendo que as calorias derivadas do álcool tendem a ser estocadas como gordura no abdome. 
• Grãos refinados como bolachas, biscoitos, arroz e pão brancos. Fornecem carboidratos, um mínimo de vitaminas do complexo B e nada mais.

Agora os preferíveis para você que pretende melhorar sua dieta:


• Evite os alimentos fritos. Dê preferência aos assados, cozidos ou grelhados. 
• Diminua a quantidade de açúcar em sucos, sobremesas, doces, café etc.
• Consuma mais alimentos integrais como pães, arroz, massas em geral, granola etc. 
• Consuma mais frutas durante o dia. 
• Substitua o leite tipo C e o iogurte integral por similares desnatados (no rótulo você pode também encontrar a palavra light).

1 comentários:

  1. Excelente artigo Wilka, certamente estas informações fazem a diferença na escolha do alimento. Parabéns

    ResponderExcluir

Seguidores

Mulher de Corpo Inteiro Copyright © 2011 - Todos os Direitos Reservados