COMO FAZER A HIGIENE ÍNTIMA


Sabonetes especiais, lenços umedecidos e protetores de calcinha são necessários ou podem fazer mal? Saiba o que é certo e o que é errado na hora da higiene íntima

1. Certo
Lavar a região genital sempre com delicadeza: Água e sabonete neutro (ou de glicerina) ajudam a evitar a proliferação de fungos e bactérias, que tendem a gerar coceira, irritação e corrimento.

2. Errado
Esfregar a vulva com esponja: Esponjas, toalhinhas e outros acessórios de banho podem raspar o local e provocar ferimentos.

3. Certo
Não se preocupar em limpar o canal vaginal: Ele é úmido o suficiente para impedir o acúmulo de sujeira. Portanto, jatos de água e sabonetes eliminam a proteção natural e podem favorecer o desenvolvimento de candidíase. A higiene íntima só deve ser realizada na região externa (da vulva).

4. Errado
Compartilhar sabonete em barra: Esse tipo de produto costuma ser mais alcalino, o que é ruim para o equilíbrio da flora vaginal. E dividir a mesma superfície com outras pessoas facilita a contaminação. Prefira as opções de sabonete líquido.

5. Certo
Apelar aos lenços umedecidos: Quando a correria não permite uma higienização adequada, um lencinho ajuda bastante.

6. Errado
Usar sabonete íntimo diariamente: Eles normalmente são indicados para quem tem infecções ginecológicas constantes. Converse com seu médico antes de aderir ao produto.

7. Errado
Comprar papel higiênico perfumado ou colorido: A fragrância e os corantes podem agredir a mucosa vaginal, causando ardência, coceira, fissuras externas e até dor ao urinar ou durante a relação sexual.

8. Certo
Trocar o absorvente de acordo com o fluxo menstrual: Se for intenso, substitua de hora em hora. Se for pouco, a cada quatro horas. Não demore muito, pois o sangue cria o ambiente perfeito para a reprodução de bactérias e fungos.

9. Certo
Vestir roupas fresquinhas: Saias e vestidos aumentam a ventilação, impedindo que o local fique quente e úmido demais e favoreça corrimentos e infecções como candidíase.

10. Certo
Ir ao banheiro fazer xixi depois da transa: O jato de urina ajuda a limpar o canal da uretra, evitando contaminações que podem acontecer na região por causa da proximidade com o ânus.

11. Errado
Usar protetor diariamente: Lembra do risco de abafar a região?
Fonte: Mdemulher
Por Juliana Dias - DRT: 5391/PE

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Mulher de Corpo Inteiro Copyright © 2011 - Todos os Direitos Reservados