A IMPORTÂNCIA DO CARINHO NA CRIAÇÃO DOS FILHOS



Depois que chegam os filhos, mamães e pais passam a ter milhares de tarefas relacionadas às crianças para acrescentar ao cotidiano da família. Alimentação, banho, roupinhas e escola, bem como a educação das crianças em casa são fatores fundamentais para criar os filhos de maneira satisfatória. Mas há outro detalhe, e talvez o mais importante, que não pode ser deixado de lado: o carinho.

Essa é a principal função dos pais na vida da criança. Segundo estudo realizado pela Duke University, de Rhode Island, nos Estados Unidos, publicado na revista Crescer da editora abril. O estudo avaliou 482 pessoas durante a infância e posteriormente, quando essas pessoas completaram 38 anos. A pesquisa mostrou que os indivíduos que possuíam um forte vínculo afetivo com a mãe eram os que demonstravam menor índice de ansiedade e outros distúrbios psicológicos na idade adulta.

Isso acontece porque o bebê, apesar de enfrentar as mesmas necessidades e adversidades de qualquer outra criança, pode contar com o apoio emocional da mãe, o que constrói sua habilidade de lidar com situações complexas, ao longo dos anos. A capacidade de contornar problemas se mostra tão intensa nessas pessoas que elas são capazes, inclusive, de utilizá-los para seu crescimento pessoal.

Não exagere
Muitos pais, por acreditarem que o carinho é a melhor maneira de educar seus filhos, acabam pecando pelo excesso. Dizer “sim” a tudo o que a criança faz ou pede é deseducá-la. A mãe precisa saber negar, quando necessário, para que a criança não cresça achando que tudo é permitido.

Os “nãos” são tão importantes quanto o afeto, contanto que sejam colocados de uma forma suave, sem usar de violência ou agressividade. Dialogar com a criança, nesses momentos, costuma resolver o problema, só cuide para não parecer “mole” demais quanto à sua posição. Demonstre firmeza no que diz, sem elevar a voz ou utilizar a força para isso. A estratégia te ajuda a desenvolver a confiança entre você e a criança e, ao mesmo tempo, manter a autoridade que você deve ter sobre ela.


Por Juliana Dias
Publicado na edição Nº 51 do Jornal Crer em Pernambuco 

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Mulher de Corpo Inteiro Copyright © 2011 - Todos os Direitos Reservados